Foto: Samuel Marques (PMSM/Divulgação)
A possibilidade de antecipar parte das obras de duplicação da RSC-287 foi tema de uma reunião realizada, nesta quarta-feira (29), em Porto Alegre, entre o prefeito Rodrigo Decimo (PSD) e o secretário estadual da Reconstrução Gaúcha, Pedro Capeluppi.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Pelo contrato atual da concessionária Rota de Santa Maria, a duplicação completa do trecho entre Santa Maria e Novo Cabrais está prevista apenas para 2040, ou seja, daqui a 15 anos. Diante desse prazo, o governo do Estado se comprometeu a estudar a viabilidade de antecipar parte da obra, pelo menos, entre Santa Maria e o Trevo do Santuário, na Quarta Colônia, de aproximadamente 20 km.
Durante a reunião, o secretário Pedro Capeluppi propôs a unificação de relatórios técnicos e econômicos, já produzidos por entidades e pela comissão da Câmara de Vereadores que acompanha o assunto. O objetivo é apresentar um documento conjunto à Secretaria da Reconstrução Gaúcha, destacando o potencial de desenvolvimento regional e os impactos econômicos e sociais positivos, caso a duplicação seja antecipada.
O grupo se comprometeu a retornar a Porto Alegre no dia 19 de novembro, quando os relatórios devem ser oficialmente entregues ao governo estadual.
— Sabemos que a 287 tem várias demandas, mas precisamos trabalhar para garantir a antecipação da duplicação da rodovia entre Santa Maria e Santuário. Essas lideranças aqui presentes estão unidas para reivindicar por essa melhoria para toda a nossa região – afirma o prefeito Rodrigo Décimo.
Participaram da reunião integrantes da Comissão Especial da RSC-287 no Legislativo santa-mariense, os vereadores Guilherme Badke (Republicanos), Marcelo Bisogno (União Brasil), Sidi Cardoso (PT), e Valdir Oliveira (PT), além do secretário estadual de Sistemas Penal e Socioeducativo, Jorge Pozzobom (PSD), e do secretário estadual de Desenvolvimento Social, Beto Fantinel (MDB).
Também estiveram presentes o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), o presidente da Cacism, Andrei Lacerda, o presidente do Sindilojas, Ademir da Costa, e lideranças políticas da região, como os prefeitos Henrique Kittel (PL), de Agudo, e João Ricardo da Rosa (PDT), de Paraíso do Sul.
No Instagram, Valdeci reforçou que "o secretário Capeluppi pediu que as entidades encaminhem dados e informações acerca da relevância do serviço para os municípios. Isso será fundamental, assegura o secretário, para justificar a antecipação dentro do contrato existente."
Isenção de pedágio também foi debatida
Além da duplicação, o encontro também tratou da possibilidade de isenção de pedágios para moradores dos distritos de Palma e Arroio do Só, que utilizam diariamente o trecho administrado pela concessionária,porém sem uma definição.